"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

03 maio, 2010

A Armadilha de Dante

cover-146284-600 Sinopse Uma Veneza insólita e enigmática. Os canais da Sereníssima compõem o cenário perfeito para uma série de cruéis assassinatos que evocam os castigos descritos em o “Inferno” de Dante. Às vésperas do carnaval de 1756, o corpo de um jovem ator crucificado, com os olhos fora das órbitas e uma estranha inscrição em latim talhada no peito, é encontrado no palco de um teatro. O doge Francesco Loredan, preocupado com a repercussão no governo, ordena uma investigação secreta, conduzida por Pietro Viravolta, o Orquídea Negra. (AAAA PIEEETRO)

Melhor amigo de Casanova, esse aventureiro destemido e sedutor (e ponha sedutor nisso!) aguarda sua execução na cadeia sob a Ponte dos Suspiros. Libertado na dupla condição de não fugir da cidade nem procurar Anna – grande amor de sua vida, cujo marido é responsável por sua prisão –, ele se torna uma espécie de guia nessa Veneza de luz e sombra, efervescente de cultura e desejos ocultos.

Viravolta mergulha na Divina Comédia e descobre o princípio organizativo das mortes: cada uma reproduz as punições dos Nove Círculos do Inferno… que culminarão no aparecimento de Lúcifer em pessoa.

Quando eu li Meio que uma amiga me falou PRACAS desse livro. Ela sabe que eu curto o estilo mistério-dan-brown (eu sou SUPER fan de DB), aí quando ela comprou, eu peguei emprestado.

O livro é bom, MUITO bom. Só tem uma grande falha, é lento. Delalande detalha tudo e bastante, quase que um José de Alencar versão francesa. Os momentos de ação são altamente tensos e de tirar o fôlego, e os momentos lentos dão vontade de dormir. A relação de cada círculo do Inferno e cada morte que ocorre, envolve o leitor de uma forma ímpar!

Momento A Relembrar Um excerto que me marcou foi:

“-  Recapitulando: numerólogo, mentiroso, jogador, sedutor, mestre de esgrima e do disfarce, agente duplo – até mesmo triplo –, oportunista; em suma, um patife (ADORO). As extravagâncias do Orquídea Negra foram discutidas em todos os nossos Conselhos… Protegemos o senhor por muito tempo em nome dos serviços prestados à República… Mas lhe juro, Viravolta, a ideia de voltar a tê-lo caminhando a passos largos pelas ruas de Veneza me deixa apreensivo… O senhor lembra um pouco seu amigo Casanova, aquele renegado.

Um sorriso vagamente incomodado iluminou o rosto de Pietro. Depois, recobrando a sagacidade:

- Veneza é propícia a todas as ilusões, Vossa Serenidade.”

Cara, eu AMO Viravolta! Ele é simplesmente O CARA! A cara de pau e a artimanha que ele tem é sedutora! Sério, não tem como não se apaixonar! Eu pirei por Viravolta. Claro que Landretto também é mara (nota: Landretto = ajudante do Orquídia).

Nota 8/10 Tipo, o enredo é EXCELENTE. Mas os momentos lentos da narração, realmente quebram o livro. Criam um clima tenso, mas ao mesmo tempo desmotivam a leitura.

Preço Entre R$37,90 (nas americanas.com) e R$49,90 (adivinhem, na saraiva e na cultura)

Entoon, Vale a Pena Ter? Eu não releria. Muito lento, muito bom, mas sei lá. Não releria (diferentemente de Código Da Vinci). Vai depender muito da pessoa. Se gostas de um detalhamento de José de Alencar, misturado com o estilo de dan Brown e o clima de Sherlock, provavelmente vai AMAR ler e reler esse livro. Meu problema é o detalhamento…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails