"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

14 janeiro, 2011

As respostas vem de uma batalha intergaláctica, simples.

A famosa personagem clássica Capitu, de Machado de Assis, tinha como principal característica os dissimulados olhos de ressaca. Nesta versão de Dom Casmurro escrita por Lúcio Manfredi, o mistério por trás dos olhos de Capitu vai além, está diretamente ligado ao mar. A trama romântica agora sofre a interferência de seres alienígenas e andróides, disfarçados sob os personagens originais de Machado. Cabe ao leitor, identificar quem é quem. Bentinho não está apenas envolvido no triângulo amoroso, mas numa disputa de forças intergalácticas. Um combate entre as evoluídas civilizações reptiliana e aquática, que habitam o planeta Terra há milhões de anos.

Nota: image[6][2]_thumb[3]image[6][2]_thumb[3]image[6][2]_thumb[3]image[6][2]_thumb[3]

A lógica ilógica que isso é impressionante. Geeeente, tudo parece tão lógico quando ele explica, mas mesmo assim tão impossível. Aparentemente Capitu e Bentinho foram - literalmente - feitos um para o outro. Uma conspiração que remonta outros planetas e outras civilizações pode mudar o destino do simples garoto de Matacavalos, que se engraçou para o lado de Capitulina e foi obrigado a seguir o caminho do seminário. Eu realmente não posso falar muito nessa resenha, tudo é surpreendente, principalmente as explicações para as coisas que aconteceram com Bentinho. Temos um ponto de dúvida na adaptação de Lúcio Manfredi: Capitu traiu realmente Bentinho e todo essa trama intergaláctica foi surto da mente em depressão dele, ou a traição não ocorreu e a trégua espacial está prestes a acabar e a Terra vai ser o campo de batalha dessa briga?

Mudando de ares, uma frase que me marcou no livro foi:

"Se o meu leitor for humano, deve ter se apaixonado alguma vez na vida e entende perfeitamente do que estou falando. E se não for, por mais que eu explique, nunca vai compreender como o amor nos transforma a todas em palermas e, no entanto, é com alegria que nos entregamos à esse estado de insanidade temporária, do qual não queremos sair nem arrastados pelos cabelos."

Eu achei isso freaking fucking awesome *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails