Ela não tem os mesmos modos impecáveis de outras moças. Muito menos a graça e a desfaçatez para mentir em nome da Inglaterra. Gemma Doyle é tão - somente a herdeira de um dom sobrenatural – visões do futuro que têm o desconfortável hábito de se tornarem realidade. Em Belezas perigosas, os leitores são apresentados a esta jovem protagonista, mandada para a Academia Spence, uma tradicional escola para moças, depois da tragédia que se abateu sobre sua família. Gemma vive sob o signo da culpa e da solidão, mas procura ouvir seus desejos e não se curva ante à repressão de uma época em que as moças eram treinadas apenas para conseguir um "bom" casamento. Mas é justamente em Spence que os poderes sobrenaturais de Gemma se revelarão, envolvendo as garotas mais poderosas da escola e levando-a a descobrir a ligação de sua mãe com um grupo muito antigo e misterioso conhecido como a Ordem.
Primeiro volume da trilogia Gemma Doyle, da norte-americana Libba Bray, Belezas perigosas tem o poder de fisgar o leitor com uma sofisticada mistura de reconstituição de época e suspense que resulta numa tensão permanente. Ambientado entre a Índia e a Inglaterra, no fim do século XIX, e narrado em primeira pessoa pela protagonista a partir do dia do seu 16º aniversário, o romance possui uma narrativa elegante e envolvente que nos transporta para um mundo belo e assustador, o mundo interior de Gemma Doyle, uma menina que precisa descobrir seus próprios segredos para dominar uma mente inquieta e um coração cheio de vida, questionamentos e angústias.
Após assistir à morte de sua mãe duplamente – numa visão perturbadora que logo se confirma real – no dia do seu aniversário, em uma tarde quente e agitada em Bombaim, Gemma é mandada para Londres, onde o irmão se encarrega de matriculalá-la na tradicional escola Spence para moças. Sob o lema "graça, charme e beleza", Spence, guarda, no entanto, em seu bosque, onde às vezes aparecem ciganos, sua capela, seus recantos secretos, mistérios que farão com que Gemma entre em contato com seu dom (ou seria uma maldição?) de forma cada vez mais intensa. O jovem Kartik bem que tenta ajudá-la a lidar com suas visões e alertá-la para os perigos de se envolver numa antiga e nebulosa história, mas Gemma não é do tipo que se deixa paralisar pelo medo. E encontra em Felicity e Pippa, duas das meninas mais invejadas do colégio, e até mesmo na humilde Ann, o impulso necessário para enfrentar seus próprios fantasmas.
Conheça Gemma Doyle e deixe-se levar pelas "Belezas Perigosas" escondidas no coração e na mente dessa personagem encantadora. Depois de virada a primeira página, impossível não se envolver com sua história de vida e morte, luz e sombra, alegria e tristeza, coragem e medo, amor e ódio, que, afinal, é um pouco como a história de todos nós, mas enriquecida com a imaginação brilhante e o talento narrativo de Libba Bray.
Tá. A Sinopse é tão grande que eu vou dar uma mother-fucker resumida na minha impressão geral, caso queira ler tudo, clica aqui em baixo e seja feliz. Se não quiser ler o que tem aqui em cima (sinopse) vou dar uma apanhada geral sobre o livro mais abaixo.
Amei o livro, a trama é bem bolada, bem escrita e tensa. Inicialmente aparente ser chato e lento, depois tudo fica surpreendente e de tirar o fôlego.
Então tá, vamos ao que realmente interessa.
Gemma é só mais uma adolescente chata no meio de mais de mil que encontramos nos livros por aí. Ela tem dezesseis anos, um comportamento difícil, sarcasmo sempre a postos e uma personalidade determinada. Como qualquer heroína que se preze. Ela se vê tomada por dúvidas e mistério quando vê, através de um sonho, sua mãe se matar. Pior ainda, é quando o sonho se confirma realidade. A mãe foi encontrada morta e Gemma é enviada para Londres, onde seu irmão deve colocá-la na escola Spence para moças, um tradicional internato londrino que guarda mais mistérios do que parece por trás daquele lema de "graça, charme e beleza". Gemma conhece outras garotas do internato, das quais três se tornam mais próximas, Felicity e Pippa, que chamam logo a atenção de todos que por ali entram, e a humilde Ann, uma órfã que foi enviada pelos familiares para estudar e se tornar governanta. Não há como esquecer Kartik, um jovem que Gemma já havia cruzado na Índia e agora vinha protegê-la na Inglaterra.
As quatro são bem diferentes aparentemente, mas todas tem sonhos "inalcançáveis". Felicity quer ser poderosa; Pippa quer ser capaz de encontrar o amor verdadeiro e fugir do casamento com um velho rico de 50 anos; Ann quer ser notada e admirada; e Gemma quer... bem... conseguir compreender-se ou algo que nem ela sabe ao certo. As quatro passam a se reunir secretamente após ouvir histórias sobre uma Ordem que existia tempos atrás. Gemma, que recebe em um sonho um diário de uma tal de Mary, fica muito interessada nesse assunto e passa a ler com as três amigas o diário todas as noites. Ela descobre que sua vida não é mais a mesmice de sempre, que o futuro dos reinos e da magia está nas mãos dela.
Completamente envolvente, impressionante, fascinante, Libba Bray surpreende com a história de Gemma Doyle e sua vida a mil por hora! Para amantes do gênero fantástico e surreal, é - sem sombra de dúvidas - uma leitura certa e proveitosa!
"Mas perdão... Eu vou me agarrar a este frágil fio de esperança, lembrando-me de que cada um de existe bondade e maldade, luz e escuridão, arte e dor, escolha e remorso, crueldade e sacrifício. Nós somos o nosso próprio chiaroscouro, o nosso pedaço de ilusão lutando para emergir em algo sólido, em algo real. Temos que perdoar isso em nós. Eu tenho que me lembrar de me perdoar. Porque tem muita zona cinzenta para ser trabalhada. Ninguém pode viver o tempo todo na luz."
Mais informações à cerca da série
O segundo volume foi lançado há pouco tempo aqui no Brasil, mas a série de Gemma Doyle já está concluída na publicação em inglês. Clicando nas imagens, você vai para a página do Skoob dos livros. Lá você encontra a sinopse, e resenhas de outras pessoas sobre cada um deles.
OOOOH HELL YES! VAI TER FILME! Segundo o Pajamas Party na resenha sobre o livro, ele está programado para este ano. Eu na curiosidade matando, joguei no CinePop e não encontrei nada. fui em mais 500 sites e todos disseram a mesma coisa... Fui no IMDB e vi, bem... isso. Ou seja: nada feito para este ano. Ou eles estão fazendo um suspense terrível.
Agora joga pra procurar em vídeos no google "A Great and Terrible Beauty" (nome do livro em inglês) e vê no que dá. Isso é o que dá. Aproximadamente 1340 resultados - segundo meu google - todos feitos por fãs.
That's nice. Qualquer coisa, eu atualizo aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário