"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

14 maio, 2010

O Xangô de Baker Street

Sinopse Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes (não consigo não imaginar Robert Downeu Jr. como Sherlock) ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas , vatapás (Watson que diga), mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa (vulgo, Maconha). Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota (literalmente), com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes.

Quando eu Li

Tédio. Isso foi o motivo de ler esse livro. Eu tava querendo um livro de mistério. Aí meu pai me disse que tinha esse na estante, fui lá e li. O livro me consumiu com uma velocidade surpreendente. Não gosto de Jô Soares, mas ele escrevendo romance, merece minha atenção.

Na trama, Sherlock vem pro Brasil a pedido de Dom Pedro I (claro, e da bela Sarah Bernhardt), resolver o caso de um violino desaparecido. Só que esse violino se vê envolvido com uma série de mortes que ocorrem na cidade. A trama gira em torno desse mistério, os assassinatos, o violino, tudo soa muito estranho para Sherlock.

Jô mostra uma suposta história que se passa antes que qualquer uma narrada por Dr. Watson nos livros de Sir Arthur Conan Doyle. O interessante do Sherlock descrito por Jô é que ele não é um mestre da dedução, muito pelo contrário, é uma anta na arte de deduzir.

Tem também o filme, para quem prefere esse tipo de arte (O nome é o mesmo do livro).

Momento a Relembrar SHERLOCK SE ENVOLVENDO COM A MACONHA! Isso pra mim foi o momento mais históóórico de todo o livro! Eu ria de lágrimas caírem. Sério, é muito engraçado. O final também é de se lembrar. MUITO bem bolado!

Nota 10/10 NUNCA! mas NUNCA imaginaria o final desse livro, o que é um milagre quando se fala de Isabella Quaranta lendo um livro de mistério. (modéstia? O que é isso?)

Preço O mais barato está nas Americanas por R$47,90 e o mais caro está na Saraiva e na Cultura, ambas por R$54,50. No Submarino você encontra por R$51,50. (Livrinho caro hein!?)

Entoon, Vale a pena ter? DEMAIS! Eu li, pretendo reler. A trama é inteligente, o livro é instigante, tudo leva você a adorar o livro caso seja fã do gênero mistério.

Mais informações sobre o filme, acesse: CinePlayers ou InterFilmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails