"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

22 agosto, 2010

Tenho lutado em vão.

orgulhoO romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. De fato, ele parece se interessar bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Só pra começo de conversa,  eu tenho a séria convicção que não há livro mais perfeito que esse. O filme é um sonho, o livro supera todas as expectativas! (Vale constar que a série da BBC de 1995 é bem mais fiel que o filme de 2005) Belíssimo livro, romântico até as últimas, derretedor de cérebros alheios. Tudo que você quer em um homem, você tem em Darcy. Conclusão: utopias que fazem seu cérebro entrar em estado de putrefação mental e imaginar como a vida é injusta e como você nunca terá um homem tão perfeito. Durma com essa agora!

Nota: image[6]image[6]image[6]image[6]image[6]

Um dos melhores que já li, mesmo com todas as dificuldades iniciais por conta da escrita rebuscada e a narração mais épica, logo detalhada, dá pra desenrolar. Se quiser saber mais, continue lendo esse post.

Então vamos ao que interessa. O livro começa já mostrando bem como é definida a sociedade da época

"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa."

É assim que nos é apresentada o início de toda a trama. A chegada de Charles Bingley com suas irmãs e seu amigo, Fitzwilliam Darcy, provoca grande alvoroço em toda a Hertfordshire. Bingley é um jovem solteiro, que ganha nada mais nada menos que 5 mil por ano! (para a época, coisa chocante). Sra. Bennet fica logo animada para apresentar suas 5 filhas à esse homem e tentar ver se tem a sorte grande de casar uma delas. Todos são apresentados, alegria dominando o local (ou não) e temos um baile para celebrar a chegadas dos novos moradores de Netherfield (nome da mansão que Bingley aluga).

No baile, Bingley dança duas vezes com Jane, irmã mais velha e mais bonita de Lizzy. Mesmo isso sendo considerado algo chocante, do tipo de que isso dará um futuro casamento, as atenções da festa não estavam nele, e sim em Mr. Darcy.

"(...) Mas seu amigo, o Sr. Darcy, logo atraiu a atenção da sala com sua admirável figura esquia, seus belos traços, seu ar nobre e o boato, que estava em circulação cinco minutos após sua entrada, de sua renda anual de dez mil. Os cavalheiros o elegeram como uma excelente imagem masculina, as damas declararam que ele era muito mais bonito do que o Sr. Bingley e ele foi encarado com grande admiração por quase metade da noite, até que seus modos causaram um desgosto que reverteu sua maré de popularidade; pois se descobriu que ele era orgulhoso; que ele estava acima dos demais, acima de ser satisfeito; e nem toda a sua propriedade em Derbyshire poderia evitar que ele tivesse uma feição mais proibitiva e desagradável, e ser indigno de comparação com seu amigo."

Só presta assim baby! Bruto, cavalo, com vergonha, sem jeito e lindo! Ai ai, como acreditar que existe? Diferentemente do filme, desde o início, Darcy deixa bem explícito seu interesse por Lizzy. Ele fica se perguntando como será que vai conseguir ter a atenção dela. E as duas vezes que ele tenta ter a oportunidade de dançar com ela, ela o despreza pensando que ele está fazendo isso por chacota ou para menosprezá-la. AAAAAA QUE ÓÓÓDIO!!!  Respira... Respira...  Mas voltando. Depois de muito estica-e-puxa dele tentando evitá-la, dela o odiando, de Jane e Bingley se separando por culpa de Darcy, de Lizzy descobrindo isso e o odiando mais, ele decide se declarar. Logo no dia que ela está mais atacada por ter descoberto a merda que Darcy fez com a irmã querida dela.

"Tenho lutado em vão. Não resistirei. Meus sentimentos não serão reprimidos. Você dever permitir que eu lhe diga o quão ardentemente a admiro e a amo."

AAAAAAAAAAAAAAAA MORRI MORRI MORRI MORRI. Isso consegue ser a declaração que me faz ficar com a maior cara de panaca boba apaixonada do mundo. Tão simples, tão sincera, tão apaixonada, tão linda. Fitzwilliam Darcy, tu és o cara! Agora, adivinha o que acontece? LIZZY RECUSA! ELA DIZ NÃO. Assim. N-A-O-~. Como ela foi capaz? Tudo bem que Darcy não tá molhado, nem tá chovendo na cena. Tudo acontece dentro da casa do Collins com ele andando impacientemente de um lado para o outro, mas tá valendo. Darcy é Darcy até sem o cenário. (Essa cena está iguaaaaaal na série da BBC, vale assistir)

Óbvio que daí tem todo o desenrolar da trama. Wickham, Lydia, Lady Catherine, os tios dela, Pemberley. Uma série de acontecimentos faz com que Lizzy mude de opinião.

"Que triunfo para ele, como ela pensava com frequência, pudesse ele saber que as propostas que ela orgulhosamente desprezara apenas quatro meses atrás, seriam agora muito alegre e gratamente recebidas! Ele era tão generoso, ela não duvidada, como os mais generosos de seu sexo; mas, já que ele era mortal, deveria haver triunfo.

Ela começou, agora, a compreender que ele era exatamente o homem que, em atitude e talento, mas combinava com ela. O entendimento e o temperamento dele, embora diferentes dos dela própria, teriam correspondido a todos os seus desejos. Era uma união que seria proveitosa para ambos; pela tranquilidade e pela vivacidade dela, a mente dele seria suavizada, seus modos aprimorados; e, com a ponderação dele, informações e conhecimento sobre o mundo, ela teria recebido vantagens da maior importância."

Conviva com isso agora Lizzy! Tá, ele não dá um pé na bunda dele. Mas quando eles se veem, fica aquele clima desagradável de eu ainda te amo e quero te pegar, mas meu orgulho não deixa por parte de ambos. As frases finais sobre amor, amizade, dança, orgulho e todos os temas abordados pelo livro são belíssimas.

Como já disse no início, um clássico como esse sempre vale a pena ler. Depois de Orgulho e Preconceito, quero ler todos os livros de Jane Austen. Os filme eu já vi e tenho, agora só me falta ler! Quem quiser me emprestar, é só berrar por aqui. :D

 

P.S.: Darcy BBC e Darcy-Matthew

 Mr Darcy (Matthew Macfadyen)  Mr Darcy (Collin Firth) 

Pride & Prejudice - Mr Darcy (Matthew Macfadyen)Pride & Prejudice  BBC 1995  Mr Fitzwilliam Darcy

Pride & Prejudice 2005Pride & Prejudice 1995

Pride & Prejudice 2005 1Pride & Prejudice  BBC 1995 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails