"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

13 outubro, 2010

Porque todos adoramos um trash!

Quem resiste a magia de um bom livro cômico e trash! E se você acha que vamos falar de Jane Austen, Orgulho, Preconceito e Zumbis, Sense, Sensibility and Sea Monsters ou outro que tenham feito, desculpe-me a decepção. Estamos falando de famosos clássicos da literatura NACIONAL! Isso mesmo honey b, brasileiros com criatividade pra dar e vender decidiram dar aloka e adaptar nossos clássicos. A Editora Lua Nova foi com tudo nesses "autores" ousados e publicou alguns títulos. Os títulos são excelentes e cativantes, as temáticas igualmente, os enredos então... Cômicos, ousados e inteligentes. Todos os que vou apresentar hoje estão na minha lista de futuras aquisições.
Para visualizar o post completo, com os livros, os enredos, e meus comentários, clique aqui em baixo.
Aurélia Camargo é poderosa. Rica, linda e solteira, ela consegue enfeitiçar todos os homens à sua volta. Uma mulher assim tinha que esconder algum segredo. Em 1875, José de Alencar criou Senhora, essa destruidora de corações que comprou o único homem que se atreveu abandoná-la. Nesta nova versão do romance clássico, feita por Angélica Lopes, o folhetim de época vira uma trama sobrenatural, com elementos de magia. A vingança de Aurélia contra o ex-namorado agora é elaborada com a ajuda das misteriosas irmãs Blair – feiticeiras celtas em busca de vida eterna, que há mais trezentos anos semeiam a discórdia entre os pobres casais apaixonados.
Sendo bem sincera, nunca havia imaginado Aurélia como uma bruxa! Haha. A ideia me parece única, melhor ainda é tentar imaginar como Seixas sofrerá na mão dela nessas novas condições. José de Alencar criou uma personagem feminina, determinada, corajosa e que ia contra tudo e todos os costumes de sua época. Claro que ia haver algo por trás dessa carinha de santa e sofredora garota que "misteriosamente" consegue uma herança gorda! QUEEEEEEIMA NA FOGUEEEEIRA! É BRUXA! É BRUXA! Haha.
Um livro apavorante! Baseado no romance de Bernardo Guimarães, a história ganha nova vida, com gente morta para todo lado e um vilão, Leôncio, como um vampiro atrapalhado. “Fiquei muito feliz com este livro." O autor, Jovane Nunes, que eu não conhecia e que agora tenho o prazer de conhecer, foi muito feliz ao relatar todos os sofrimentos pelos quais a minha tataravó Isaura passou. A história aconteceu exatamente como ela narrou, e todos os personagens estão muito realistas. O que mais me impressionou foi o meu tataravô Álvaro. Lendo a descrição do autor é com se ele estivesse ali, ao vivo, numa imagem em 3D. Durante a leitura, que fiz junto com meu marido, passamos por momentos de aflição e medo, vendo à nossa frente, como se fosse um filme, tudo o que a minha tataravó sofreu. O final, realmente muito surpreendente, me deixou emocionada e chorei muito. Obrigada, Jovane Nunes.
ISAURA DANADA! Ainda estou tentando descobrir quem escreveu esse resumo que eu achei no skoob, but who cares. Vampiros estão em baixa, mas sempre há aquele que permanece firme e forte, tentando sobreviver aos anjos que vem com tudo para as prateleiras e interior das casas.
DOM CASMURRO E OS DISCOS VOADORESDom Casmurro e os Discos Voadores
A famosa personagem clássica Capitu, de Machado de Assis, tinha como principal característica os dissimulados olhos de ressaca. Nesta versão de Dom Casmurro escrita por Lúcio Manfredi, o mistério por trás dos olhos de Capitu vai além, está diretamente ligado ao mar. A trama romântica agora sofre a interferência de seres alienígenas e andróides, disfarçados sob os personagens originais de Machado. Cabe ao leitor, identificar quem é quem. Bentinho não está apenas envolvido no triângulo amoroso, mas numa disputa de forças intergalácticas. Um combate entre as evoluídas civilizações reptiliana e aquática, que habitam o planeta Terra há milhões de anos.
Assim, eu chamo de Folha de Bananeira. Tem quem chame de Cannabis, Mari-juana, plantinha do amor, como você preferir, mas tudo dá no mesmo. Tudo resulta em o que aconteceu para o autor escrever "Dom Casmurro e os Discos Voadores": MACONHA! Sério, somente muuuito fumado que o cara conseguiria fazer isso. Quem liga para a traição de Capitu? O grande lance é tentar descobrir quem é andróide e alienígena na estória! Bentinho envolvido em uma disputa intergaláctica! Coitados dos mortais que dependem dele, o retardado não é capaz de segurar a esposa e vão deixar o universo na mão dele! Só me falta Capitu e Escobar serem alienígenas que vieram para a Terra em busca de respostas sobre o amor, a traição e os sentimentos humanos para avaliar se merecemos ou não viver.
O Alienista caçador de mutantes é uma versão revisitada de um dos contos mais famosos de Machado de Assis, que soma a irreverência e o nonsense ao humor ácido e politicamente incorreto do escritor carioca do século XIX. Agora, a vila de Itaguaí é alarmada pela queda de uma nave espacial e por uma névoa que causa mutações alienígenas. Quem cuidará do caso é o médico Simão Bacamarte, que recebeu do povo a alcunha de alienista, uma combinação de alien com especialista.
WTF? Nave espacial, mutantes alienígenas, alienista = alien + especialista. Quando eu digo que imaginação de brasileiro é uma coisa sem limite, eu não brinco. A do alienista ainda está me impressionando. O médico é um alien e especialista! Isso explica muuuita coisa. Nunca tinha entendido direito o nome do livro - ainda não li, oi. -, agora tudo me parece tão mais claro e esclarecido.
Os títulos não param por aí. Basta procurar mais um pouco que outros milhares vão aparecer. Como "Memórias Desmortas de Brás Cuba". Um que eu não coloquei aqui porque não segue esse padrão de capaz da editora Lua Nova e eu sou chata e perfeccionista. Quatro livros de literatura nacional, e um internacional. Quem segue o mesmo padrão de capa é Jane Austen, A Vampira.
JANE_AUSTEN__A_VAMPIRA_1278261471PSegundo este livro, a autora de Orgulho e Preconceito e outros clássicos do século XVIII não morreu, mas vive hoje numa cidadezinha no interior do estado de Nova York. Dona de uma livraria, vive frustrada por não receber os direitos autorais e ter o reconhecimento de suas obras de sucesso. Em Jane Austen – A vampira, ela mudou o nome para Fairfax e sobrevive há 233 anos, porque foi mordida por um vampiro, quando se tornou imortal. Entre romances com o Lord Byron, que também é um vampiro, e tentativas frustradas de publicar um novo livro, Jane Austen, ou melhor, dizendo, Jane Fairfax, envolve o leitor em uma divertida viagem ao universo literário, com personagens de outras histórias, de maneira inteligente e divertida!
Como fã incondicional de Austen, adorei a ideia! Muito boa, muito inteligente. Não sei se há alguma relação, mas lembrei que Fairfax é o sobrenome de uma das personagens de Jane Eyre, de Charlotte Brontë. A relação pode ser zero, mas a coincidência é de fato grande. Talvez eu consiga dar de presente para uma amiga e use como elemento de "pegar emprestado".
Você já notaram que eu meio que amo postar sobre livros aleatórios que de alguma forma estão relacionados. Adoro pesquisar sobre essas coisas. Pra quem curtiu, eu peguei a ideia a partir de um post do Leitura Nossa de Cada Dia sobre o Dom Casmurro e Discos Voadores. Joguei a editora no skoob e chamei de pesquisa e achei tudo isso aí!
Se alguém da Editora Lua Nova ler isso aqui (d-u-v-i-d-o), faça o favor de atender minhas preces e publicar mais do gênero, estou louca para correr até as livrarias e comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails