"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

17 julho, 2010

Botões?

Sinopse Esse conto de fadas tenebroso finalmente reconhece a subestimada, e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Gaiman não tem medo de escrever fantasias assustadoras para as crianças, sempre tentando criar mais do que dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados. Ele admite estar começando a treinar os leitores para que aprendam a gostar de seus livros desde pequenos.
A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um "outro" mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. As crianças vão se deliciar com o frio que correrá em suas espinhas durante a leitura e ficarão até agradecidas por existir um escritor que finalmente se recusa a tratar com condescendência uma platéia ávida por empolgantes contos de terror.
Coraline (e NÃO "Caroline", como ela mesmo diz inflexivelmente) acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento "vazio" no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus "outros" pais. Na verdade, aquele parece ser um "outro" completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Depois dessa sinopse que me fez dormir, vamos ao que interessa:

Dude, COMO ASSIM INFANTIL? Se estivermos tratando do filho de Tim Burton ou de Chuck (não, o filho de chuck teria medo), podemos dizer que é um livro infantil. Tudo bem que eu li quando tinha 8 ou 9 anos (caaara, eu to me sentindo velha com 16), mas como eu disse, não é toda criança que suporta a ideia de ter outro pai e outra mãe em outro mundo que vive a uma porta e um túnel de distância da sua sala. Eu suportei sem muitos traumas '-'

Gaiman mostra toda a sua genialidade fugindo do padrão seguido por Sandman, grafic novel que fez a fama de Gaiman. Ele escreve um terror/suspense infanfil que consegue envolver todas as idades sem preconceito. Se você viu o filme EM DESENHO ANIMADO, fique bem atento a um detalhe:

TOTALMENTE ALIVIADO EM COMPARAÇÃO AO LIVRO!

O filme foi uma tentativa de deixar uma narração macabra e tensa um pouco mais infantil e facilitada para pirralhos irem ao cinema ver. Pegue a essência do filme, agora adicione narrações detalhando o quão grotesco é cada coisa e cada ambiente, desenhos macabros nas páginas que fazem você imaginar sempre o pior. Agora junte com uma pitada de Tim Burton. Você tem Coraline livro.

Eu super recomendo, é excelente! Eu que sou super frouxa li, qualquer um lê!

Nota 10!

Entoon, vale a pena ter? Eu tenho e não em arrependo nem um pouquinho. Já reli com grande prazer e é um livro que sempre toma minha atenção. Mesmo com tantos anos, eu ainda lembro como foi. Podem acreditar, esse foi um dos primeiros livros que li por vontade própria, só passei a ser uma leitora assídua depois de Harry Potter, que li faz uns dois anos (acho). Antes, nem gibi eu gostava!

Um comentário:

  1. Eu adooorei Coraline!
    Nos EUA eu tinha uma matéria chamada Creative Writing e nós estávamos na parte de Graphic Novels,então além de escrevermos um nós tivemos também que ler para poder se familiarizar com esse estilo.
    Achei o Graphic Novel de Coraline, e como sabia que Bibi já tinha lido e gostado, resolvi dar uma olhada.
    O livro é muuuito bom mesmo! Os desenhos são muito bem feitos e dão uma fluidez na história. O fato de Coraline aparentar não ter medo em algumas situações o torna ainda mais amedrontador hahahaha. O livro tem também alguns bons ensinamentos.
    E valeu a dica.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails