"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

10 setembro, 2010

Argetlam

EragonUm menino… um dragão… um mundo de descobertas.

Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante o inverno. Mas no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, ligando-se a ele com tal força que os dois passam a ser metades um do outro, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma pacata vida em um pequeno vilarejo, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de historias, Eragon e sua outra metade, a leal dragão fêmea Saphira, terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Aos jovens Eragon e Saphira foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirão vencer os obstáculos que o destino lhes reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vivem. Uma história incrível, cheia de mistérios e emoção.

Cara, eu sinceramente esperava un poquito más desse livro, mas eu gostei pra caramba! Christopher Paolini arrasa nas narrações de ambiente e de batalhas, você se sente literalmente dentro da situação que ele impõe. As dores, dúvidas, nervosismo, sofrimento, apreensão, tudo que Eragon e Saphira sofrem é passado para o leitor de forma direta e sem enrolação. As batalhas foram o que mais me surpreendeu, normalmente imagino um único cenário e me fixo ali. Paolini conseguiu criar cada cenário de cada batalha na minha mente como se eu visse tudo perfeitamente. Os personagens seguem um padrão forte e com personalidades bem definidas. Tudo nesse livro me atraiu, o final, mais ainda! Sabe aquele final do tipo: haha continua! Fica um suspense matando por ali.

Nota: image[6]image[6]image[6]image[6]

Eragon é um garoto simples que tem o nome do primeiro cavaleiro de dragão e por força do destino estava no lugar errado na hora errada. Ele foi caçar no Vale Palancar quando uma explosão muda o ambiente e assusta sua presa.

"Eragon esperou para ver se não havia perigo durante longos minutos, mas a única coisa que se movia era a névoa. Cautelosamente, afrouxou a tensão do arco e avançou. O luar produziu uma pálida sombra sobre ele quando parou em frente à pedra. Tocou-lhe com uma flecha e saltou para trás. Como nada aconteceu, pegou a pedra com muito cuidado."

Sabe aquele ditado, a curiosidade matou o gato? No caso do nosso pequeno gafanhoto, a curiosidade colocou dois Raz'zac à sua procura, bom, na verdade à procura da pedra que agora está na mão de Eragon, e Brom no seu caminho. Brom é o professor-tutor-amigo-e-mais-três-mil-coisas de Eragon. A relação dos dois é muito bonita, mesmo que aparente ser distante. Brom cuida de Eragon como se fosse um filho, claro que Saphira é um elemento que une os dois de uma forma muito mais intensa do que antes. Com Brom, Eragon aprende a usar sua magia, montar na lagarta superdesenvolvida - como ele chama Saphira em momentos de raiva -, ler e escrever, basicamente, Brom ensina Eragon a crescer e sobreviver no mundo que agora ele faz parte. O primeiro voo de Eragon em Saphira foi algo tão lindo, tão memorável para mim, que eu tinha de realçar aqui.

"A mente dela puxou a dele, extraindo-o de seu corpo. Eragon resistiu por um momento, mas depois se rendeu ao controle dela. Sua visão ficou embaçada, e começou a ver pelos olhos de Saphira. Tudo estava distorcido: as cores tinham tonalidades estranhas,exóticas; os tons de azul eram mais proeminentes agora, enquanto os tons de verde e vermelho ficaram suavizados. Eragon tentou virar sua cabeça e seu corpo, mas não conseguiu. Ele sentia-se como um fantasma que havia descido de um plano etéreo."

Durante a viagem, eles conhecem Murtagh e Eragon tem sonhos constantes com uma mulher misteriosa que posteriormente é descoberta como uma Elfa chamada Arya.

"Os dias longos e o trabalho exaustivo acabaram com quase todo o excesso de gordura do corpo de Eragon. Seus braços ficaram fortes; sua pele bronzeada era delineada por músculos definidos. Tudo relacionado a mim está ficando mais endurecido, pensou ele amargamente."

O autor é nerd, ele escreveu isso com 15 anos, você queria o que com duplos sentidos omitidos em diversos momentos.

Depois eu vou fazer uma atualização nesse post com meus comentários sobre o filme ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails