"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

14 outubro, 2010

Vampiros? Que nada, queremos mais são os anjos!

Vampiros saiu de moda tão rápido quanto voltou. Agora as teorias sobre anjos é que dominam o cenários literário juvenil. O assunto já foi muito comentado no século passado. Eu mesmo acho tuias de livros sobre anjos aqui em casa, porém no domínio exotérico. Quem iria esperar que esses seres míticos, iluminados, tão mais evoluídos pudessem cair nas artimanhas e táticas de escritas da ficção e fizessem tanto sucesso. O filme Legion foi o grande passo, na minha opinião para que isso tudo ocorresse. Depois que vi o filme que trata do Arcanjo Miguel se rebelando contra Deus  - e a vontade Dele de gerar o apocalipse - e ajudar os humanos a terem uma segunda chance, fiquei completamente fascinada por esse tema.

Hoje sabemos muito bem que vampiros não existem, são seres completamente mitológicos. E os anjos? Como será que eles estão quando o assunto é "veracidade"? A religião dá uma boa base a crença nesses seres, colocando a faca e o queijo na mão de bons autores com grandes ideias. São vários títulos, várias abordagens, mas sempre uma semelhança: os anjos são seres misteriosos e intrigantes. Se olharmos pela perspectiva mítica, anjos são seres muito mais fáceis de nos apaixonarmos do que vampiros. Primeiro porque eles são seres "de luz", exalam confiança, por osmose, confiamos e damos maior abertura a um ser assim. Por outro lado, eles vão estar como humanos normais, dificultando essa confiança, obrigando-os a ganhá-la com a convivência.

Temos aí tudo que pode bolar uma boa trama: mistério, amores proibidos, eminência de uma guerra, risco de vida, frases de efeito. Junte tudo isso e você tem um provável e futuro sucesso de livraria. Vemos o exemplo de Crepúsculo, conquistou as casas do mundo inteiro, mesmo sendo um livro bobinho e generalizado. Mas, olhe só, é uma literatura de entretenimento!

Depois de uma boa caçada, eu achei alguns livros sobre o assunto. O GoodReads dá uma grande ajuda com a lista deles, o Blogueiras Compulsivas também. Clicando nas capaz abaixo, você vai pro link do livro no skoob.

 

e adivinhem quem entrou na onda? Joguei no google e chamei de pesquisa pra ver se é sério e sim: ANNE RICE!

A mother-fucker autora diva total dos vampiros, a mulher que ditou que New Orleans é o point vampiresco, a mulher que colocou Lestat como o vampiro mais sensual, cara-de-pau e derretedor de corações (ainda mais quando a sua versão cinematográfica é nada mais, nada menos que Tom Cruise). Se não bastasse meu coração estar palpitando a mil por hora por causa disso, eu ainda tenho de perceber que ela vai lançar o segundo livro da série ESSE ANO! Melhor ainda, NO FIM DE NOVEMBRO! Tudo bem que Rice está numa fase religiosa total. Ela ainda continua escrevendo a série Christ The Lord, melhor dizendo, está trabalhando no terceiro volume.

"Cheio de provocadora reflexão moral, este pontapé inicial para o bestseller da nova série de romances religiosos de Rice, Song of the Seraphim... os leitores ficarão encantados com a recreação colorida de Rice do passado histórico e em sua descrição dos personagens que lutam para conciliar os assuntos do coração com o seu sentimento pessoal de fé."

Publishers Weekly, 3 de agosto de 2009

Eu digo que podemos esperar tudo de Rice, ela escreve bem, não há quem negue. Rice pode escrever de bulas de remédio até livros de auto-ajuda que tudo sairá um sucesso. Seu nome vale mais que mil palavras do livro, sua fama faz jus a sua escrita. E se essa diva do papel e da caneta aderiu a moda dos anjos, podemos garantir que essa moda vai pegar de jeito!

Um comentário:

  1. gostei bastante do seu post, eu tô adorando essa nova onda..mesmo não deixando de lado os vampiros que não dá pra esquecer.

    Só não gostei dos que eu li dessa lista Fallen, nem sei se eu vou ler o segundo.
    Agora, tô morrendo de vontade de comprar a série toda da Anne Rice, só me falta tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails