"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem" (Mário Quintana)

08 novembro, 2010

Vampiros não brilham, meu senhor!

InterviewUma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock.
Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início.
É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice.

Como estou sem livro nenhum, vou fazer a resenha de um livro que li há séculos, mas se mantém bem vivo na minha memória. Um dos meus favoritos, livros de cabeceira e segundo romance da Anne Rice que li. A história é contada para um repórter que decide entrevistar Louis, um vampiro mamão. Pode parecer o que for, mas Louis é um mamão que deturpou toda a históra. Mas vamos deixar isso pra depois, quando eu for fazer a resenha de O Vampiro Lestat.

Nota: image[6][2]_thumbimage[6][2]_thumbimage[6][2]_thumbimage[6][2]_thumbimage[6][2]_thumb

Esse é a base, e o pilar de apoio para compreender a série de Anne Rice, As Crônicas Vampirescas, que vai contar a história de Lestat e de mais um mói de gente que se relaciona com a trama principal para depois se cruzar com as histórias das Bruxas Mayflair (acho que é assim que escreve);

Nesse livro, conhecemos Lestat e sua sede por sangue pela perspectiva do jovem amendrontado e mané, Louis; e pelo que o lesado conta, a maldade e vontade interminável de transformá-lo por suas posses de fazendeiro de New Orleans como pilares motivadores de Lestar. Faça-me o favor! Loser. Lestat dá a vida eterna a Louis crente que o cara vai se jogar na vida-loka e aproveitar essa imortalidade; enquanto o mané fica se remoendo de dor e chororo porque está condenado a vagar nas sombras e blábláblá chora.

Deixemos algo claro antes de mais nada: Lestat é o cara; Louis é o personagem secundário manipulado por todo mundo…

Imaginem assim: Louis é um Edward versão sem glitter na pele. Ele tenta ser vegetariano para não degradar a raça humana, tenta ser bonzinho, tenta fazer o bem. Ou seja, é um chato.

Alguns personagens são relacionados na trama e nos livros futuros explicados melhor, como por exemplo o Armand, vampiro “dono” do Teatro dos Vampiros e o mais velho que Louis encontra. Claudia é a pirralhinha que Louis morde e se empolga quase matando. Lestat com pena e empolgação, vai e transforma ela – fazendo a maior merda do mundo, não se pode transformar crianças, elas não crescem nem envelhecem seus corpos, só a mente. Claudia é frustrada por estar presa no corpo de uma criança, mas ter as mesmas necessidades de uma mulher formada, por isso quer matar Lestat. Vingando-se dele ter transformado ela.

A pirralha é tão rock, mas tão rock, que além de manipular Louis, ela QUASE mata Lestat. Quase. Vaso ruim não quebra, e Lestat é dos piores.

O livro é emocionante. E indico a quem leu o livro, veja o filme. Muito fiel e com um final ao som de Rolling Stones em “Sympathy For The Devil”.

image

Tom Cruise como MOTHER-FUCKER Lestat

image

Brad Pitt como a anta Louis

image

a fofa da Kirsten Dust como a maníaca Claudia

image

Antonio Bandeiras como Armand

Confesso que imagino o Lestat como o Loirão de True Blood.

image image

Charlaine Harris, honey, alguma inspiração na titia Rice?

Assim. eles só tem uma personalidade, SEMI igual.

4 comentários:

  1. gostei bastante da resenha, é bem isso mesmo...louis é muito pé no saco no começo, claudia é a melhor, adorei ela.

    : )

    J.
    -theeaterofbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhum livro da Anne Rice e nem comprei na promoção da submarino. tenho probleminhas :x UASHUAHS Adorei a resenha, ficou boa (:
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Como leitora de tudo da Anne Rice, creio que vc começou a pegar o "espírito" da coisa. Vampiro que é vampiro não brilha no sol... Lestat é o cara! E tem mais, quando lançaram o filme Entrevista com o Vampiro, eu, como Anne Rice e milhares de fãs, quase tivemos uma síncope ao ser anunciado o Tom Cruise como Lestat, afinal, Lestat era baseado visualmente no ator holandês Rutger Hauer (Roy Batty de Blade Runner) e Tom Cruise era muito fofinho para ser Lestat. Mero engano. O cara arrasou, ficou perfeito. Mas concordo que o Charlaine Harris seria um Lestat maravilhoso!!!Mais uma vez, parabéns por este post mara, bem vida ao mundo da Anne Rice. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amo Anne, os livros delas são maravilhosos, eu li e assisti o filme achei os dois incríveis, não gostei muito claudia no inicio, mas depois fui me acostumando com ela ser uma psicopata.
    Adorei o blog e a resenha,
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails